sábado, 12 de julho de 2008

A ARTE


A ARTE
1.- "Aquele que cria dá o próprio ser, tira alguma coisa do nada -ex nihilo sui et subiecti, se diz em latim- e isto, em senso estrito, é o modo de proceder exclusivo do Onipotente. O artífice, ao contrário, utiliza algo já existente, dando-lhe forma e significado."

2.- "Na « criação artística » o homem revela-se mais do que nunca « imagem de Deus » e realiza esta tarefa principalmente convertendo a estupenda « matéria » da própria humanidade e, depois, exercendo um domínio criativo sobre o universo que o rodeia."

3.- "O Artista divino, com admirável condescendência, trasmite ao artista human
o uma faísca de sua sabedoria transcendente, chamando-o a compartilhar de sua potência criadora."

4.- "O artista, quanto mais consciente é de seu « dom », tanto mais se sente movido a olhar a si mesmo e à toda a criação com olhos capazes de contemplar e de agradecer, elevando a Deus seu hino de louvor. Somente assim pode compreender a fundo a si mesmo, sua própria vocação e missão."

5.- "Nem todos estão chamados a ser artistas no sentido específico da palavra. Entretanto, segundo a expressão do Gênesis, a cada homem é confiada a tarefa de ser artífice da própria vida; de certo modo, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima."
Autor: S.S.João Paulo II.
Foto:By:Cool Photo.Todos os direitos reservados
LISON.F.R.C.

Nenhum comentário: